Processos de formação de professoras iniciantes
Resumen
Estudos têm evidenciado a importância dos primeiros anos de profissão nos processos de formação docente. Neste artigo, são analisados processos formativos de professoras iniciantes que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de dados obtidos em pesquisa realizada no período 2001-2005. Casos de ensino foram utilizados como instrumentos de pesquisa e permitiram que as iniciantes realizassem descrições e análises de suas trajetórias profissionais. As professoras explicitaram dúvidas, certezas, equívocos e contradições que orientam e caracterizam suas práticas docentes nos primeiros anos de docência. Explicitaram, ainda, conhecimentos referentes ao modo como ensinam conteúdos matemáticos e de linguagem escrita. Palavras-chave: formação de professores; professoras iniciantes. Abstract Studies have evidenced the importance the first years of the teaching career in the formative processes. This article discusses the professional knowledge of beginning teachers of the Elementary and Primary School. It is based on research developed during 2001-2005. One can said that the teaching cases used in the research allowed the beginning teachers to describe and analyze their own professional trajectories. The teachers exposed doubts, certainties, mistakes and contradictions that guided and characterized their professional practice. Teachers pointed out the knowledge regarding the way they teach mathematical and Portuguese written language contents. Keywords: teacher education; beginning teachers.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2006
Cómo citar
NONO, M.; MIZUKAMI, M. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dic. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.