Profissionalização dos professores universitários: raízes históricas, problemas atuais
Resumen
No Brasil, muitos docentes do ensino superior não possuem formação pedagógica ou didática. O objetivo deste trabalho foi desvelar elementos do processo histórico de profissionalização do ensino superior no País, relacionando-os com problemas atuais encontrados nos processos de ensino-aprendizagem. Foi realizada revisão de literatura, na qual se utilizaram os unitermos “história”, “formação”, “professores” e “ensino superior”. Os resultados apontaram possíveis origens das falhas no processo de ensino-aprendizagem, em decorrência das formas pelas quais se inicia e se estrutura o ensino superior no Brasil, o que sugere reflexões para mudanças, como revisão do método de seleção de professores, equilíbrio da formação didática e pedagógica com a formação específica, formas de ingresso e de atuação docente e incentivo à formação continuada. Palavras-chave: histórico; profissionalização; ensino superior. Abstract In Brazil, many teachers of higher education do not have pedagogic or didactic formation. This objective of this work was to approach the elements of the historical process of professionalization of the higher education in the country, relating them with the current problems found in the teaching-learning processes. A literature revision was made, in which the terms “history”, “formation”, “teachers” and “higher education” were used. The results pointed possible origins of flaws in the teaching-learning processes, due to how the higher education in Brazil begins and is structured, what suggests reflections for changes, as a revision of the method of teachers’ selection, the balance of didactic and pedagogic with the specific formation, entrance ways, academic performance and incentives to the continuous educational formation. Keywords: historical; professionalization; higher education.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2006
Cómo citar
BELEI, R.; GIMENIZ-PASCHOAL, S.; NASCIMENTO, E.; NERY, A. C. Profissionalização dos professores universitários: raízes históricas, problemas atuais. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dic. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.