Cooperação internacional para o planejamento da educação brasileira: aspectos teóricos e históricos
Resumen
Trata-se de uma análise do processo de cooperação internacional implementado no Brasil com vista a orientar o planejamento da educação no País. Parte de uma análise conceitual da categoria planejamento, identificando o sentido de sua utilização na sociedade capitalista. Realiza um histórico da influência das agências internacionais na implementação da proposta de planejamento da educação brasileira, apontando resultados de pesquisa empírica e documental sobre dois programas implantados na Região Centro-Oeste do País. Palavras-chave: planejamento da educação; cooperação internacional; gestão educacional. Abstract This study is an analysis of the process of International Cooperation implemented in Brazil by way of guiding educational planning in the country. It begins with a conceptual analysis of the category "planning", identifying meaning of its use in a capitalistic society. Then, it presents a history of the influence of international agencies in the implementation of planning proposals for the Brazilian education, pointing out the results of empirical and documentary research concerning two programs implemented in the westcentral region of the country. Keywords: educational planning, international cooperation, educational administration.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-08-2007
Cómo citar
SCAFF, E. Cooperação internacional para o planejamento da educação brasileira: aspectos teóricos e históricos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 219, 1 ago. 2007.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.