Práticas docentes e discentes em cadernos de Ciências: desenvolvimento metodológico para percepção dos diferentes registros do cotidiano escolar
Resumen
Investigamos os diferentes registros presentes em um caderno de Ciências sobre introdução ao estudo da Química e da Física, visando desvendar aspectos da cultura escolar. Detectamos nele as práticas mais comuns da escrita e seus usos: anotações, cópias e transcrições, sugestivas de prática de memorização de conteúdos de Ciências. A transcrição da oralidade também foi evidenciada. Desenhos e bilhetes apareceram como uma forma de personalizar o caderno, para além do lugar comum onde se copiam lições e se registram conceitos retirados dos livros ou explicados pelo professor. Sistematizamos, então, uma metodologia de análise de cadernos de Ciências que poderá ser aplicada à análise de um volume maior de cadernos e revelar aspectos relevantes das práticas docentes e discentes no ensino de Ciências e do cotidiano escolar. Palavras-chave: linguagem, ensino de ciências, cultura escolar, caderno escolar. Teaching and learning practices in sciences: methodological development for the perception of the various registers of daily school life We investigated the various registers, which appear on an introduction of a Chemistry and Physics notebook, to verify if they may disclose aspects of the school culture. We observed the most common procedures of writing and their uses: notations, copies and transcriptions, suggesting practices that favor scientific memorization contents. The transcription of oral language was also evident. Illustrations and notes appeared as a way to personalize the notebook, transforming it in something further than a place to copy lessons and to register concepts obtained from the textbook or the teacher explanations. We synthesized a methodology for notebook analysis that can be applied to a high number of notebooks and reveal relevant aspects of teachers and students’practices in Science education and school culture. Keywords: language, Science teaching, school culture, school notebooks Luana de Souza SiqueiraDescargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
30-06-2008
Cómo citar
SIQUEIRA, L.; -JORGE, T. Práticas docentes e discentes em cadernos de Ciências: desenvolvimento metodológico para percepção dos diferentes registros do cotidiano escolar. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.