O júri simulado como prática para a educação ambiental crítica

  • Carolina de Albuquerque USP
  • Juliana Vicentini USP
  • Maria Angélica Pipitone USP

Resumen

A complexidade da questão ambiental e a dificuldade de tratar deste tema interdisciplinar são problemas que precisam ser encarados no dia a dia dos professores em todos os níveis educacionais. Com a intenção de efetuar uma tentativa de Educação Ambiental Crítica, foi realizada uma atividade de extensão intitulada “O rio e a escola”, envolvendo discentes de pós-graduação e do ensino médio de uma escola pública. O objetivo da extensão, por meio de intervenções teóricas e práticas, foi fazer com que os estudantes de ensino médio percebessem a complexidade e a importância da questão ambiental e a relacionassem com o seu cotidiano. Analisaremos aqui a prática de júri simulado como recurso pedagógico para a proposta de Educação Ambiental Crítica, aliada à atividade teórica sobre questões legislativas e ambientais. Concluímos pela necessidade de aliar atividades educativas práticas às atividades teóricas no tratamento de questões ambientais complexas, focando-as em problemas reais, para que os discentes possam emancipar-se e desenvolver a competência para a análise crítica e tomada de decisões em torno da questão ambiental.

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Publicado
08-04-2015
Cómo citar
DE ALBUQUERQUE, C.; VICENTINI, J.; PIPITONE, M. A. O júri simulado como prática para a educação ambiental crítica. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 96, n. 242, 8 abr. 2015.
Sección
Informes de Experiencia