Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores

  • Paloma Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Almeida Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Professores da educação especial costumam enfrentar dificuldades em sala de aula com a questão da sexualidade. O objetivo deste estudo foi planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção (curso) para 21 professores de jovens com deficiência intelectual de uma escola especial em uma cidade do interior de São Paulo. O curso durou dois meses e teve caráter teórico e prático, com discussões, dinâmicas de grupo, atividades de role-playing e de resolução de problemas, filmes e também uma atividade prática em sala de aula. Por meio de uma avaliação sobre o curso e de entrevistas, perceberam-se algumas mudanças na forma de os professores interagirem com os alunos quando o tema era a sexualidade, além de reflexões sobre a questão e revisão de sua postura como educadores sexuais.

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Publicado
08-10-2010
Cómo citar
ALBUQUERQUE, P.; ALMEIDA, M. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 228, 8 oct. 2010.
Sección
Estudios