O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia

  • José Libâneo Universidade Católica de Goiás

Resumen

O artigo apresenta aspectos do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a analisar o lugar que ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão da produção deste texto se deve à recorrente constatação do quadro bastante desolador da situação do ensino fundamental no País, o que inevitavelmente remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
17-12-2010
Cómo citar
LIBÂNEO, J. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 229, 17 dic. 2010.
Sección
Estudios