Pedagogia do Ressentimento: o otimismo nas concepções e nas práticas de ensino
Resumen
Analisa os conceitos “otimismo” e “pessimismo” na história do pensamento ocidental, pela perspectiva da filosofia nietzschiana. Aprofunda e descreve o “jeito trágico de ser”, associado ao “pessimismo”, e o “jeito racional de ser”, com traços otimistas. Nietzsche e Marx são apontados como ilustrações de, respectivamente, o jeito pessimista e o jeito otimista. Em seguida, analisa o processo cultural de transição de um “jeito” para outro. Entre outros conceitos nietzschianos, o autor se utiliza, sobretudo, do conceito de “ressentimento” para caracterizar a inversão de valores, mais especificamente dos valores educativos, responsável pelo surgimento e pela hegemonia do “otimismo pedagógico”, indutor de concepções e práticas de ensino complacentes, permissivas e superficiais. Sugere que esse “otimismo pedagógico” forjou o que o autor chama de “Pedagogia do Ressentimento” e, finalmente, aponta o “pessimismo pedagógico” como antídoto e estratégia de superação dessa “Pedagogia”.Descargas
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Publicado
15-04-2011
Cómo citar
SILVA, S. Pedagogia do Ressentimento: o otimismo nas concepções e nas práticas de ensino. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Número
Sección
Estudios
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