Produção acadêmica sobre financiamento da educação: 2000-2010

Resumen

 Investiga-se a produção acadêmica em financiamento da educação com base em levantamento e análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em Educação no período de 2000 a 2010 cuja nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no triênio concluído em 2010 tenha sido igual ou superior a 5. O objetivo é examinar os resultados das pesquisas com o propósito de construir um quadro sobre financiamento da educação. O estudo, de cunho documental, baseia-se na análise dos resumos das teses e dissertações coletadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados indicam que o financiamento da educação tem conquistado espaço na agenda acadêmica e que o conjunto dos trabalhos observados converge para a conclusão da necessidade de mais recursos para a efetivação do direito à educação. Conclui-se que, para avançar na consolidação do campo de pesquisa em financiamento da educação, é fundamental que os pesquisadores considerem os avanços e as lacunas da produção na área e tragam novas contribuições em relação à abordagem teórico-metodológica, na perspectiva de contemplar aspectos ainda pouco analisados e debatidos na literatura relativa ao tema.     

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Biografía del autor/a

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Guarulhos, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Cómo citar
EVANGELISTA DA CRUZ, R.; JACOMINI, M. A. Produção acadêmica sobre financiamento da educação: 2000-2010. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Sección
Estudios