Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender

  • Vanda Leci Gautério Prefeitura Municipal do Rio Grande
  • Sheyla Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumen

Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
20-08-2013
Cómo citar
GAUTÉRIO, V. L.; RODRIGUES, S. Os Ambientes de Aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 237, 20 ago. 2013.
Sección
Estudios