“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” sob a ótica de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017)

Resumen

Marco na história da educação de pessoas surdas no Brasil, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, suscitou em todo o País reflexões sobre a educação de sujeitos historicamente negligenciados nas discussões a respeito de políticas educacionais. Diante da importância do fato, logo após a divulgação do tema, decidiu-se conhecer a ótica de pessoas que realizaram o Enem numa grande escola pública estadual no centro da cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, foram entrevistados 49 participantes do exame, quando deixavam o local de prova, após a realização da redação. Os depoimentos obtidos, analisados à luz dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, apontam como principais desafios para a formação de pessoas surdas: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica, a formação docente, o despreparo institucional, a inclusão social e laboral e o combate ao preconceito.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Lucas Romário, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Doutora em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA. Michigan, Estados Unidos.

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Publicado
20-12-2018
Cómo citar
ROMÁRIO, L.; DORZIAT, A.; PESSOA DE CARVALHO, M. E.; BEZERRA DE ANDRADE, F. C. “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” sob a ótica de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017). Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dic. 2018.
Sección
Estudios