Formação docente em Timor-Leste: prática e reflexão sobre gêneros discursivos e ensino

Resumen

Relato de experiência de uma prática de produção textual em língua portuguesa no ensino superior de Timor-Leste desenvolvida com alunos do 5º semestre do curso denominado Classe de Extensão – Formação de Professores da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). A turma é composta de professores e futuros professores do ensino básico de Timor. Para esses sujeitos, o trabalho em/com a língua portuguesa configura-se um desafio, pois, apesar de ser estabelecida como língua oficial e de instrução no país, muitos timorenses não a dominam. Tendo como objetivo o ensino de produção de textos em língua portuguesa, realizou-se uma sequência de atividades fundamentadas no conceito de gêneros do discurso e nos aspectos sócio-históricos presentes no contexto dos alunos. Ainda sem um conhecimento claro sobre esse conceito, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos alunos a compreensão da metodologia utilizada e a reflexão sobre adequações à prática docente.  

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Biografía del autor/a

Joice Eloi Guimarães, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS). campus Global, Yongin, Coreia do Sul.

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-12-2018
Cómo citar
ELOI GUIMARÃES, J. Formação docente em Timor-Leste: prática e reflexão sobre gêneros discursivos e ensino. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dic. 2018.
Sección
Informes de Experiencia