A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização

  • Wally Pereira (UFRJ)
  • Neise Deluiz (UFRJ)
  • Ruth da Cunha Pereira (Unesa)
  • Ary Barradas (UFRJ)

Resumen

Mudanças substantivas têm ocorrido na dinâmica do capitalismo internacional que transcendem os fenômenos econômicos, invadindo as dimensões políticas, sociais e culturais. Novos conceitos de produção e formas de organização do trabalho suscitam crescentes exigências quanto às qualificações profissionais que se traduzem em novas necessidades relativas à educação dos trabalhadores e, conseqüentemente, à formação dos formadores. O artigo focaliza uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de oferecer subsídios para a reflexão sobre a formação de professores, baseados no quadro teórico de Habermas, no sentido de responder às transformações do mundo do trabalho, na atualidade. Palavras-chave: formação de professores; novos conceitos de produção; globalização; Centro de Formação de Professores. Abstract Substantial changes have been taking place in the dynamics of the international capitalism which transcend the economical phenomena reaching political, social and cultural dimensions as well as new forms of work giving rise to new production concepts that reflect in the needs of the workers' education and, consequently, in the educators' formation. The article focuses on a dialectic historic-cultural qualitative research that aims at offering subsidies, based on Habermas' theoretical framework for new teachers' formation curricula that bear in mind the University/Labor Union relationship, in the sense of responding to such transformations in the work area. Keywords: educators' formation; new production concepts; globalization; Educators Formation Center.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-2000
Cómo citar
PEREIRA, W.; DELUIZ, N.; PEREIRA, R. DA C.; BARRADAS, A. A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.
Sección
Estudios