Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania

  • Alfredo Oliveira
  • Francisco César Barreto
  • Heitor Filho
  • Ivan Domingues
  • Paulo Sérgio Beirão
  • Ronaldo Antônio Neves Marques Barbosa
  • Virgílio A. F. Almeida

Resumen

Focaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-2000
Cómo citar
OLIVEIRA, A.; BARRETO, F. C.; FILHO, H.; DOMINGUES, I.; BEIRÃO, P. S.; BARBOSA, R. A. N. M.; ALMEIDA, V. A. F. Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.
Sección
Estudios