Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
Resumen
O Exame Nacional de Cursos (ENC), como mecanismo de avaliação externa, não se limita a um diagnóstico. Entendendo a importância do envolvimento da comunidade acadêmica no próprio processo de discussão e acompanhamento dos cursos, compete à instituição de ensino superior sistematizar e analisar mais profundamente os dados e enriquecer o sistema de avaliação. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) utiliza o Exame Nacional de Cursos: relatório síntese 2000 com desempenho obtido na prova e as opiniões emitidas pelos seus alunos no questionário-pesquisa como subsídios para detectar pontos fortes e vulneráveis, aperfeiçoar projetos e práticas pedagógicas e desencadear novas ações integradas no aprimoramento contínuo dos cursos. Desta forma, apresentamos, neste trabalho, a sistematização dos dados do curso de Economia submetido ao ENC/1999, no qual obteve conceito "D", e em 2000, com conceito "B", a fim de elaborar um Plano Integrado de Ações Didático-Pedagógicas para 2001. Palavra-chave: avaliação processual; sistematização e integração; Provão. Abstract The National Course Examination (ENC), as a mechanism of external evaluation, is not limited to a diagnosis. Understanding the importance of the academic community's involvement in its own discussion process and accompaniment of the courses, competes to higher education institution to systematize and to analyze the data and to enrich the evaluation system. The University of Itajaí Valley (Univali) uses the Report of Institution/Inep/MEC with results obtained in the test and opinions emitted by its students in the Research Questionnaire as subsidies to detect strong and vulnerable points, to improve projects and pedagogic practices and to start new actions, integrated in the continuous improvement of the courses. This way, we presented, in this work, the data systematization in the Economy Course, submitted at the ENC/1999, in which it obtained a "D" concept, and in 2000, a "B" concept, in order to elaborate an Integrated Plan of didactic-pedagogic actions for 2001. Keywords: National Course Examination; procedural evaluation; systematization and integration.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-2000
Cómo citar
CALDEIRA, E.; KRAEMER, M. E. P.; VASCONCELLOS, C. B. DE. Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC). Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.
Número
Sección
Evaluación
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.