A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964)

  • marcus cunha
  • Débora Garcia

Resumen

O artigo analisa a presença de John Dewey nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por meio de oitenta e oito matérias que mencionam o filósofo no período de 1944 a 1964, no intuito de compor um quadro analítico-descritivo sobre os vários modos de menção ao pensamento deweyano. As matérias foram classificadas em três categorias, de acordo com a relevância do nome Dewey no corpo dos textos, visando compreender quais aspectos do pensamento do autor – políticos, filosóficos ou pedagógicos – foram privilegiados em cada uma delas. A discussão fundamentou-se nas noções de “apropriação” e “recontextualização”, em que se considera o uso que um autor faz das idéias de outro, ao elaborar os argumentos que deseja comunicar aos leitores em defesa de suas teses. Palavras-chave: John Dewey; Periódicos educacionais; Discurso pedagógico This paper analyzes the presence of John Dewey in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, by means of eighty-eight articles that mention the philosopher in the period of 1944 to 1964; the intention is to compose an analytical description of the various ways of mentioning the deweyan thought in those articles. The articles had been classified in three categories, in accordance with the relevance of the name Dewey within the text, in order to understand what aspects of the deweyan thought – political, philosophical or pedagogical – had been privileged in each article. The discussion was based on the concepts “appropriation” and “re-contextualization” that express the use that an author makes of the ideas of another one, in elaborating the arguments that are to be communicated in defense of the author’s major theses. Keywords: John Dewey; Educational periodics; Pedagogical discourse

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Publicado
16-04-2009
Cómo citar
CUNHA, MARCUS; GARCIA, D. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Sección
Estudios