A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
Resumo
A continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2006
Como Citar
SILVA, C. A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dez. 2006.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.