Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina

  • Marcos Edgar Bassi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Maria da Graça Nóbrega Bollmann Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tubarão, Santa Catarina, Brasil.
Palavras-chave: financiamento da educação, política educacional, remuneração do professor, valorização do magistério.

Resumo

Este artigo analisa os vencimentos do magistério de escolas públicas de educação básica do estado de Santa Catarina e do município de Florianópolis entre 2006 e 2014, no contexto de políticas indutoras de valorização do magistério. Para tanto, são examinados dados sobre os vencimentos, publicados em diários oficiais e sites de órgãos públicos e sindicais, organizados em séries históricas e apresentados em tabelas. Constatou-se a significativa valorização dos vencimentos nas duas redes. Contudo, tal movimento, decorrente da incorporação de componentes da remuneração bruta, põe em questão a efetiva valorização do magistério.  

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Biografia do Autor

Marcos Edgar Bassi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Maria da Graça Nóbrega Bollmann, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tubarão, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
BASSI, M. E.; NÓBREGA BOLLMANN, M. DA G. Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Estudos