Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas

Palavras-chave: abordagens de ensino, ensino de geometria, revisão sistemática de literatura.

Resumo

Apresenta um panorama das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em que foram analisadas 24 revistas da área de ensino, classificadas com Qualis A1 pelo portal WebQualis Capes, no quadriênio 2013-2016. Do conjunto delas, selecionaram-se 30 artigos, que foram alocados em 10 temáticas, agrupadas em 4 unidades de análise, de acordo com o contexto de cada uma daquelas. Após a análise dos artigos, sintetizaram-se as unidades, focalizando as temáticas mais exploradas, os aspectos conceituais e as abordagens de ensino em relação às transformações geométricas. Os resultados mostraram que as principais lacunas encontradas quanto ao ensino dessas transformações podem ser minimizadas, direta ou indiretamente, por meio de processos de formação continuada de professores que ensinam matemática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Nascimben Delmondi, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil.

Graduanda em Ciência e Tecnologia, bolsista de iniciação científica do CNPq pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
20-12-2018
Como Citar
NASCIMBEN DELMONDI, N.; PAZUCH, V. Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dez. 2018.
Seção
Estudos