As contribuições de Meirieu para a formação continuada de professores e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas

Palavras-chave: ambiente educativo, educação inclusiva, formação continuada do professor.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica desenvolvida em uma escola municipal de ensino fundamental de Vitória (Espírito Santo). A investigação é um desdobramento do projeto “Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns”, cujo objetivo foi promover formações continuadas com professores com ênfase na inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nas escolas por meio de práticas pedagógicas inclusivas. Fundamenta-se nas concepções de Meirieu (2002, 2005), que defende a educação para todos e os investimentos na formação docente. Aplica, como procedimentos teórico-metodológicos, a observação do trabalho pedagógico no cotidiano escolar, os momentos de formação, a colaboração nas atividades de classe e as entrevistas semiestruturadas. Os dados, produzidos entre março e outubro de 2015, conduzem ao entendimento de que os momentos de formação continuada são espaços-tempos propícios para problematizar as práticas pedagógicas e o uso de laudos médicos como elementos que podem induzir à rotulação dos discentes como sujeitos não propensos à aprendizagem, culminando na negação do direito à educação. As formações desafiaram os professores à pesquisa, ao estudo, à desconstrução de verdades cristalizadas sobre os alunos e à busca por novas alternativas de ensinar a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade da Califórnia. Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

Jovenildo da Cruz Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Clayde Aparecida Belo da Silva Mariano, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (Fafi). Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
BRAGA VIEIRA, A.; MEYRELLES DE JESUS, D.; DA CRUZ LIMA, J.; BELO DA SILVA MARIANO, C. A. As contribuições de Meirieu para a formação continuada de professores e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 20, 20 set. 2020.
Seção
Relatos de Experiência