Sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação (1995-2002): trajetórias formativas e produção acadêmica

Palavras-chave: cultura política, educação, equipe dirigente, formação.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as trajetórias formativas e a produção acadêmica dos sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação dos governos de Fernando Henrique Cardoso. Tem como fundamentação teóricometodológica a análise crítico-documental. Assumimos como fontes os Currículos Lattes dos sujeitos e, quando as informações eram insuficientes, realizávamos uma busca no Google®. Os resultados apontam para uma influência das trajetórias formativas na constituição da cultura políticoeducacional do período em questão e que aqueles que tinham consistente produção acadêmica educacional se configuravam como os sujeitos mais relevantes na instituição e na continuidade da cultura político-educacional.

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Biografia do Autor

Heitor Lopes Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

 Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil. 

Publicado
25-04-2022
Como Citar
NEGREIROS, H. L.; FERREIRA NETO, A.; DOS SANTOS, W. Sujeitos da equipe dirigente do Ministério da Educação (1995-2002): trajetórias formativas e produção acadêmica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Estudos