Impactos do feminino no trabalho pedagógico no Rio Grande do Sul no século 19

Palavras-chave: feminino; trabalho pedagógico; historicidade; escola

Resumo

Objetiva-se recuperar aspectos da historicidade do trabalho pedagógico no Rio Grande do Sul no século 19 que possibilitam entender como esse trabalho foi impactado pelo feminino. Esse período foi escolhido por ser um tempo de intenso ingresso de mulheres no magistério no estado. A pesquisa teve como fundamento teórico-metodológico a Análise dos Movimentos de Sentidos e como técnicas de produção de dados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados foram comparados, interpretados e sistematizados, gerando este texto. Constatou-se que o feminino, em decorrência da entrada de mulheres no magistério, passou a caracterizar a educação escolar, o que repercutiu no trabalho pedagógico. Acredita-se que uma compreensão do impacto do feminino no trabalho pedagógico favorece a elaboração de estratégias de lutas mais coerentes e transformadoras de todos os elementos que maculam e, muitas vezes, afrontam este trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
16-10-2024
Como Citar
SOARES FERREIRA , L. Impactos do feminino no trabalho pedagógico no Rio Grande do Sul no século 19. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5829, 16 out. 2024.
Seção
Estudos