Impactos do feminino no trabalho pedagógico no Rio Grande do Sul no século 19
Resumo
Objetiva-se recuperar aspectos da historicidade do trabalho pedagógico no Rio Grande do Sul no século 19 que possibilitam entender como esse trabalho foi impactado pelo feminino. Esse período foi escolhido por ser um tempo de intenso ingresso de mulheres no magistério no estado. A pesquisa teve como fundamento teórico-metodológico a Análise dos Movimentos de Sentidos e como técnicas de produção de dados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados foram comparados, interpretados e sistematizados, gerando este texto. Constatou-se que o feminino, em decorrência da entrada de mulheres no magistério, passou a caracterizar a educação escolar, o que repercutiu no trabalho pedagógico. Acredita-se que uma compreensão do impacto do feminino no trabalho pedagógico favorece a elaboração de estratégias de lutas mais coerentes e transformadoras de todos os elementos que maculam e, muitas vezes, afrontam este trabalho.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.