Dia dos Pais, Dia das Mães: quem está contemplado(a)? Discussões sobre eventos escolares
Resumo
A escola está pautada em diversas atividades pedagógicas, quer sejam consideradas científicas, quer sejam baseadas em senso comum, a exemplo de alguns eventos comemorativos, como o Dia dos Pais e o Dia das Mães. Assim, o objetivo geral deste artigo é problematizar acerca das apresentações de eventos escolares, especificamente, aqueles que comemoram o Dia dos Pais e o Dia das Mães, refletindo sobre como são organizadas tais atividades e se elas cumprem conceitos científicos e pedagógicos, na educação infantil e no ensino fundamental I. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos a análise documental e bibliográfica. As comemorações estão atreladas às tradições e aos rituais culturais, dessa forma, foi possível perceber como as instituições de ensino organizam suas comemorações e as vinculam aos conteúdos curriculares, dando uma falsa ideia/sensação de que essas comemorações contribuem positivamente para o desenvolvimento intelectual dos(as) alunos(as). Assim, é fundamental questionar o papel social e científico da instituição escolar, de modo que ela operacionalize suas práticas pedagógicas sempre com o viés da formação educativa científica.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.