A qualidade do público e do privado no Brasil na avaliação do Pisa 2015: como se comporta a rede privada ante as redes públicas e outros países?
Resumo
O estudo apresenta a análise de um conjunto de questões contextuais da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) e busca compreender as razões pelas quais o Brasil tem obtido resultados considerados insatisfatórios em relação aos demais países participantes. Fundamenta-se na concepção de qualidade defendida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e utiliza dados do relatório Brasil no Pisa 2015 e do banco de dados disponível no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conclui que as condições existentes nas instituições da rede federal que ofertam a educação básica, e não na rede privada, podem ser referência para se garantir uma educação de qualidade, uma vez que aquela possui as condições de oferta educacional e o desempenho dos estudantes nas provas análogos aos dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Constata, ainda, que os insumos discutidos pela Campanha para que a educação seja de qualidade são consistentes com os resultados das questões contextuais do Pisa.
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