A qualidade do público e do privado no Brasil na avaliação do Pisa 2015: como se comporta a rede privada ante as redes públicas e outros países?

Palavras-chave: avaliação educacional; Pisa; qualidade da educação.

Resumo

O estudo apresenta a análise de um conjunto de questões contextuais da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) e busca compreender as razões pelas quais o Brasil tem obtido resultados considerados insatisfatórios em relação aos demais países participantes. Fundamenta-se na concepção de qualidade defendida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e utiliza dados do relatório Brasil no Pisa 2015 e do banco de dados disponível no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conclui que as condições existentes nas instituições da rede federal que ofertam a educação básica, e não na rede privada, podem ser referência para se garantir uma educação de qualidade, uma vez que aquela possui as condições de oferta educacional e o desempenho dos estudantes nas provas análogos aos dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Constata, ainda, que os insumos discutidos pela Campanha para que a educação seja de qualidade são consistentes com os resultados das questões contextuais do Pisa.

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Biografia do Autor

Lúcia Maria de Assis , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da UFG na área de Estado, Políticas e História da Educação, no campus Colemar Natal e Silva, em Goiânia (GO).

luciamariadeassis@gmail.com

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e assessor especial do reitor da UFG.

nelsoncardosoamaral@gmail.com

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Publicado
14-01-2021
Seção
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