Caros leitores,
O debate em torno da qualidade na/da educação tem se intensificado bastante nas últimas décadas, seja pela própria complexidade do termo repleto de significações, com uma multiplicidade de sentidos que permite enfoques diversos, seja pela compreensão dos componentes que constituem uma educação de qualidade. Nesse sentido, o número 109 da revista Em Aberto traz estudos e pesquisas que abordam as definições e os parâmetros que a qualidade na/da educação fomenta.
Na seção Enfoque a opção foi trabalhar com o paradigma multidimensional como instrumental para a análise conceitual da qualidade na/da educação, acrescentando à discussão elementos como: a eficácia pedagógica, a eficiência econômica, a efetividade política e a relevância cultural.
Na seção Pontos de Vista, discute-se a qualidade na/da educação e sua relação com: o planejamento escolar tomando por base os marcos regulatórios nacionais; como a legislação de municípios trata a gestão democrática e a participação nas escolas; as pressões e disputas em torno da construção de políticas curriculares no estado do Rio de Janeiro; a qualidade nas redes públicas e privada na avaliação do Pisa; a formação docente e a valorização do magistério como dimensões da qualidade na/da educação; a compreensão de professoras, no Brasil e em Portugal, sobre qualidade da/na educação; a relação entre ética e qualidade da educação no contexto da Covid-19.
A seção Espaço Aberto traz uma entrevista com o professor Luiz Fernandes Dourado sobre educação de qualidade, em que ele defende a urgência da materialização de políticas de Estado e chama a atenção para as disputas entre os defensores da educação pública e os da educação privada, intensificadas no período da pandemia.
Os leitores interessados em aprofundar um pouco mais o estudo sobre a temática da qualidade na/da educação encontrarão na seção Resenhas a análise crítica de uma coletânea sobre o Pisa e, na seção Bibliografia Comentada, resumos de artigos e livros.