A formação de professores de Sociologia no Brasil: avanços e desafios

  • Leandro Raizer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Célia Elizabete Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: BNCC; formação de professores; reforma do ensino médio; Sociologia

Resumo

O artigo trata o tema da adequada formação dos professores do ensino médio no contexto da reforma educacional delimitada a partir de três normatizações legais: a Lei no 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). A problemática central da discussão é a formação de professores de Sociologia na última década, considerando as transformações no perfil dos professores, a adequação docente e as novas configurações do ensino médio. A análise se fundamenta em dois eixos principais, sendo o primeiro qualitativo, com exame dos desafios postos para a formação de professores e o impacto da nova legislação, e o segundo quantitativo, com o uso de microdados do Censo Escolar, sobre o perfil do professor e a adequação docente. Entre os achados da pesquisa, destacam-se o desafio para melhorar indicadores da adequação docente, a atual oferta de formação e as novas demandas trazidas pela legislação do novo ensino médio e pela BNCC. Para tanto, valoriza-se a Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) e seu impacto na qualificação da educação básica no Brasil.

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Biografia do Autor

Leandro Raizer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS) e pós-doutor em Sociologia pela University of Oxford, é docente na UFRGS.

leandroraizer@gmail.com

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS) e pós-doutora em Educação pela University of Wisconsin, é docente na UFRGS.

celia.caregnato@gmail.com

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS) e pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, é docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

thiago.ingrassia@gmail.com

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Publicado
24-09-2021
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?