Dimensões identitárias do Enem sob a percepção de docentes e discentes de escolas públicas

Palavras-chave: Enem; ensino médio; políticas curriculares

Resumo

A centralidade atribuída ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como política de Estado, indutora de currículos, reformas educacionais e práticas docentes, tem produzido efeitos significativos na organização do trabalho escolar. O presente artigo discute o papel desse exame a partir das percepções de docentes e discentes – principais sujeitos que conferem materialidade a essa política pública. Os processos investigativos pautaram-se em uma abordagem quanti-qualitativa, a partir de dados coletados por meio de questionários e entrevistas com discentes e docentes de escolas públicas. O estudo evidenciou que a maioria dos sujeitos da pesquisa não possui informações sobre a natureza do exame e suas ações derivadas. Além disso, a pesquisa documental e bibliográfica permitiu-nos constatar oscilações identitárias do Enem entre os processos de avaliação externa e as sete funções atribuídas ao exame.

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Biografia do Autor

Vitor Sergio de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é professor na área de Políticas e Gestão da Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ituiutaba, e da UFU, campus Pontal, Ituiutaba. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Educação e Cidadania (Polis) da UFU.

vitor.sergio@uemg.br

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

mvieiraufu@ufu.br

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – com estágio doutoral realizado na Universidade do Minho, Portugal, sob a supervisão do professor Almerindo Janela Afonso –, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFU.

leonice@ufu.br

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Publicado
30-12-2021
Seção
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