Docência: espaço de experimentação e formação
Resumo
Este ensaio parte de três pressupostos: 1) docência como espaço de experimentação pedagógica e campo de formação docente; 2) experiência como acontecimento; 3) educação, aula, vida como “obra de arte”, sempre abertas a recriações. Em termos metodológicos, a proposta é partir de referenciais da filosofia da diferença, acionando o pensamento de autores como Michel Foucault, Peter Pelbart, Gilles Deleuze, Jacques Rancière... Partindo desses referenciais, contrapõe-se a noção de experiência como sequência procedimental planejada e controlada ou como acúmulo de vivências, para pensá-la como acontecimento que faz funcionar micropolíticas que (re)criam práticas. Rompe-se com a noção de docência como espaço de recognição e aplicação de conhecimentos consolidados para pensá-la como experimentação, uma prática de escritura de si inventiva em que o professor se forma e transforma continuamente a si e a seu campo de ação profissional. Concluise que no processo formativo a experimentação docente funciona como micropolítica ou pedagogia menor que potencializa mutações pedagógicas mais pareadas com espaço, velocidade e tempo presente.
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Referências
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