Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: propostas de formação docente no estado do Rio Grande do Norte

  • Adriana Garcia Gonçalves Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Jacyene Melo de Oliveira Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Simone Maria da Rocha Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
Palavras-chave: classe hospitalar, atendimento domiciliar, formação de professores, atendimento educacional hospitalar e domiciliar, formação continuada

Resumo

Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as propostas de cinco cursos de formação continuada de professoras e professores para as classes hospitalares e para o atendimento pedagógico domiciliar, realizados de 2016 a 2023 mediante parceria estabelecida entre as Secretarias de Educação Estadual do Rio Grande do Norte e Municipal de Natal e três instituições de ensino superior: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em paralelo aos cursos, realizaram-se quatro seminários regionais promovidos pela UFRN. Nos cursos foram observadas seis categorias de temas: 1) Fundamentação teórica, legislação e direito; 2) Currículo, conteúdos disciplinares e práticas pedagógicas; 3) Inclusão escolar e o estudante da educação especial (PAEE); 4) Especificidades das doenças e impacto na escolarização; 5) Especificidades no ambiente hospitalar; 6) Formação de professores. As propostas seguiram o modelo colaborativo, instigando os participantes a serem protagonistas no processo de revisão das práticas docentes
e de seu significado nos ambientes hospitalar e domiciliar.

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Biografia do Autor

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília, é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Psicologia (Dpsi), e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Educação Inclusiva, Tecnologia Educacional e Formação Profissional em Diferentes Contextos e membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais da Unesp, Campus de Marília.

Jacyene Melo de Oliveira Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é professora associada do IV Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ministra disciplinas na graduação em Pedagogia, como também nas licenciaturas e na pósgraduação do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/CE/UFRN), nas modalidades presencial e a distância.

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é professora das licenciaturas em Letras Inglês, LetrasLibras e Letras Português da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  (Ufersa), Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) – Centro Multidisciplinar de Caraúbas, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino – UERN/Ufersa/IFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação. Pesquisadora e Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, (Auto)Biografia e Representações (Grifar-UFRN-CNPq). Membro associada da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (BIOgraph) e diretora do Campus da Ufersa de Caraúbas (2020-2024).
Vice-presidente da Associação Norte-Nordeste de História de Vida e Formação
(ANNHIVIF – 2020-2022).

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Publicado
13-05-2025
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?