Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: propostas de formação docente no estado do Rio Grande do Norte
Resumo
Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as propostas de cinco cursos de formação continuada de professoras e professores para as classes hospitalares e para o atendimento pedagógico domiciliar, realizados de 2016 a 2023 mediante parceria estabelecida entre as Secretarias de Educação Estadual do Rio Grande do Norte e Municipal de Natal e três instituições de ensino superior: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em paralelo aos cursos, realizaram-se quatro seminários regionais promovidos pela UFRN. Nos cursos foram observadas seis categorias de temas: 1) Fundamentação teórica, legislação e direito; 2) Currículo, conteúdos disciplinares e práticas pedagógicas; 3) Inclusão escolar e o estudante da educação especial (PAEE); 4) Especificidades das doenças e impacto na escolarização; 5) Especificidades no ambiente hospitalar; 6) Formação de professores. As propostas seguiram o modelo colaborativo, instigando os participantes a serem protagonistas no processo de revisão das práticas docentes
e de seu significado nos ambientes hospitalar e domiciliar.
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