Influência das políticas de responsabilização na prática pedagógica de professores em quatro estados da Região Nordeste

  • Maíra Lana Kascher Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Edmilson Antonio Pereira Junior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: testes padronizados, prática pedagógica, políticas de responsabilização

Resumo

Políticas de responsabilização influenciam o trabalho docente, particularmente no que diz respeito à autonomia profissional dos educadores e elas classificam-se em alta ou baixa responsabilização. Nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, elas caracterizam-se como de baixa responsabilização de escolas e professores, balizadas pelos resultados de testes aplicados a estudantes, enquanto na Paraíba e em Pernambuco são de alta responsabilização. A amostra do estudo foi constituída por 901 professores de escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio desses quatro estados e a coleta de dados realizou-se por meio de um questionário eletrônico autoaplicável. Foram usados testes estatísticos para verificar a associação entre as práticas docentes e as políticas de responsabilização dos entes federativos estaduais. Observou-se que os gestores escolares em estados de alta responsabilização orientam com mais intensidade que os professores direcionem suas práticas pedagógicas visando os testes padronizados.

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Biografia do Autor

Maíra Lana Kascher Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), é pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado).

Edmilson Antonio Pereira Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estatístico, doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-doutorando (bolsista PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e pesquisador do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado).

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e na Université de Montréal, Canadá, é professora emérita da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
27-12-2024