Atendimento educacional hospitalar: a comunicação como estratégia para apoiar estudantes em longos períodos de tratamento
Resumo
A continuidade da vida escolar durante o tratamento de câncer é recomendável para a manutenção da qualidade de vida do aluno-paciente, pois auxilia na formação de sua identidade, contribuindo para a redução da exclusão social e do fracasso escolar. O estudo visou compreender como, por meio de processos comunicacionais, agentes de escolas regulares têm reconhecido pacientes assistidos pelo AEH em um hospital de alta complexidade em São Paulo. A pesquisa tem natureza qualitativa e documental, com análise de conteúdo dos registros arquivados no sistema de banco de dados de uma escola hospitalar, à luz da teoria da Luta por Reconhecimento, de Axel Honneth. As análises dos processos comunicacionais que reconheciam o AEH indicaram maior destaque às menções relacionadas à esfera do direito, seguidas com menor expressão a da solidariedade e, com pouca representatividade, a esfera do amor. Considera-se que negligenciar qualquer uma das esferas de reconhecimento pelos sujeitos das escolas de origem de alunos-pacientes prejudica o desenvolvimento de um AEH digno e democrático.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 217-228.
BRAGA, J. L. Interação como contexto da Comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 6, n. 1-2, p. 25-41, jul./dez. 2012.
BRAGA, J. L. Comunicação como trabalho da diversidade (perspectiva e metodologia). MATRIZes, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 103-120, set./dez. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 out. 2020. Seção 1, p. 6.
BRASIL. Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Inca, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC, 2002.
CASCÃO, I. L. L. Luta por reconhecimento da escola hospitalar. 2020. 158 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020.
CASCÃO, I. L. L.; COVIC, A. N. A luta por reconhecimento do aluno enfermo na oncologia. Revista Contemporânea de Educação, [s. l.], v. 17, n. 38, p. 79-96, jan./mar. 2022a.
CASCÃO, I. L. L.; COVIC, A. N. A luta por reconhecimento da escola hospitalar. Curitiba: Appris, 2022b.
COVIC, A. N.; OLIVEIRA, F. A. M. O aluno gravemente enfermo. São Paulo: Cortez, 2011.
FONSECA, E. S. Classe hospitalar e atendimento escolar domiciliar: direito de crianças e adolescentes doentes. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 12-28, jan./jul. 2015.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.
LIMA, I. L. ver Cascão. RAMOS, M. A. M. A história da Classe Hospitalar Jesus. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.










