Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil
Resumen
Este artigo discute a pertinência de caracterizar as disputas no campo da política educacional a partir do binômio direita e esquerda. Procura-se argumentar que este binômio pode sintetizar propostas antagônicas de educação, que disputam a direção das políticas governamentais em curso. O reconhecimento dos antagonismos pode ser um instrumento para compreensão das ações governamentais, pelo reconhecimento de que os partidos na arena institucional relacionam-se com propostas antagônicas ao seu campo e constroem políticas que incorporam demandas de direita e de esquerda. Para isto apresenta uma revisão da bibliografia sobre os partidos políticos no Brasil e uma revisão acerca das análises de propostas de política educacional pós-ditadura militar. A partir desta revisão construiu-se uma matriz que pretende sintetizar as disputas educacionais nos âmbitos das políticas de acesso, gestão e financiamento da educação.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
16-04-2009
Cómo citar
GOUVEIA, A. Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.