Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil
Resumo
Este artigo discute a pertinência de caracterizar as disputas no campo da política educacional a partir do binômio direita e esquerda. Procura-se argumentar que este binômio pode sintetizar propostas antagônicas de educação, que disputam a direção das políticas governamentais em curso. O reconhecimento dos antagonismos pode ser um instrumento para compreensão das ações governamentais, pelo reconhecimento de que os partidos na arena institucional relacionam-se com propostas antagônicas ao seu campo e constroem políticas que incorporam demandas de direita e de esquerda. Para isto apresenta uma revisão da bibliografia sobre os partidos políticos no Brasil e uma revisão acerca das análises de propostas de política educacional pós-ditadura militar. A partir desta revisão construiu-se uma matriz que pretende sintetizar as disputas educacionais nos âmbitos das políticas de acesso, gestão e financiamento da educação.Downloads
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Publicado
16-04-2009
Como Citar
GOUVEIA, A. Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Edição
Seção
Estudos
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