Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil
Resumen
Este artigo discute a pertinência de caracterizar as disputas no campo da política educacional a partir do binômio direita e esquerda. Procura-se argumentar que este binômio pode sintetizar propostas antagônicas de educação, que disputam a direção das políticas governamentais em curso. O reconhecimento dos antagonismos pode ser um instrumento para compreensão das ações governamentais, pelo reconhecimento de que os partidos na arena institucional relacionam-se com propostas antagônicas ao seu campo e constroem políticas que incorporam demandas de direita e de esquerda. Para isto apresenta uma revisão da bibliografia sobre os partidos políticos no Brasil e uma revisão acerca das análises de propostas de política educacional pós-ditadura militar. A partir desta revisão construiu-se uma matriz que pretende sintetizar as disputas educacionais nos âmbitos das políticas de acesso, gestão e financiamento da educação.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
16-04-2009
Cómo citar
GOUVEIA, A. Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.