Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil
Abstract
Este artigo discute a pertinência de caracterizar as disputas no campo da política educacional a partir do binômio direita e esquerda. Procura-se argumentar que este binômio pode sintetizar propostas antagônicas de educação, que disputam a direção das políticas governamentais em curso. O reconhecimento dos antagonismos pode ser um instrumento para compreensão das ações governamentais, pelo reconhecimento de que os partidos na arena institucional relacionam-se com propostas antagônicas ao seu campo e constroem políticas que incorporam demandas de direita e de esquerda. Para isto apresenta uma revisão da bibliografia sobre os partidos políticos no Brasil e uma revisão acerca das análises de propostas de política educacional pós-ditadura militar. A partir desta revisão construiu-se uma matriz que pretende sintetizar as disputas educacionais nos âmbitos das políticas de acesso, gestão e financiamento da educação.Downloads
Download data is not yet available.
Published
16-04-2009
How to Cite
GOUVEIA, A. Direita e esquerda na política educacional: Democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 224, 16 Apr. 2009.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.