Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras
Abstract
Este artigo tem como objetivo mapear a situação educacional na rede pública de ensino das capitais brasileiras em relação ao processo de escolha dos diretores escolares e ao estabelecimento de sistema de avaliação de desempenho dos estudantes no período de 1999 a 2003. O trabalho articula os fatores atuantes no processo de descentralização de políticas sociais, dentre elas, as educacionais, com a implementação destas políticas na rede pública das capitais brasileiras. Face às recentes políticas educacionais do governo federal, dentre elas o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação o artigo argumenta que, em um futuro próximo, este será um instrumento importante para a indução destas políticas educacionais nos estados e municípios brasileiros.Downloads
Download data is not yet available.
Published
16-04-2009
How to Cite
ALVES, F. Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 224, 16 Apr. 2009.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.