Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras
Resumen
Este artigo tem como objetivo mapear a situação educacional na rede pública de ensino das capitais brasileiras em relação ao processo de escolha dos diretores escolares e ao estabelecimento de sistema de avaliação de desempenho dos estudantes no período de 1999 a 2003. O trabalho articula os fatores atuantes no processo de descentralização de políticas sociais, dentre elas, as educacionais, com a implementação destas políticas na rede pública das capitais brasileiras. Face às recentes políticas educacionais do governo federal, dentre elas o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação o artigo argumenta que, em um futuro próximo, este será um instrumento importante para a indução destas políticas educacionais nos estados e municípios brasileiros.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
16-04-2009
Cómo citar
ALVES, F. Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.