Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras
Resumen
Este artigo tem como objetivo mapear a situação educacional na rede pública de ensino das capitais brasileiras em relação ao processo de escolha dos diretores escolares e ao estabelecimento de sistema de avaliação de desempenho dos estudantes no período de 1999 a 2003. O trabalho articula os fatores atuantes no processo de descentralização de políticas sociais, dentre elas, as educacionais, com a implementação destas políticas na rede pública das capitais brasileiras. Face às recentes políticas educacionais do governo federal, dentre elas o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação o artigo argumenta que, em um futuro próximo, este será um instrumento importante para a indução destas políticas educacionais nos estados e municípios brasileiros.Descargas
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Publicado
16-04-2009
Cómo citar
ALVES, F. Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Número
Sección
Estudios
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