Algumas imagens sobre docência e formação na década de 60: revisitando a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Resumen
O presente artigo busca concepções sobre docência e formação em artigos publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) na década de 60, com a perspectiva de capturar alguns lampejos do passado, de momentos de perigo, densos de contradições e de possibilidades para a educação brasileira. Para tanto, primeiramente, mergulhamos no estudo de artigos que tratam das referidas questões, para, em um segundo momento, analisarmos as relações da problemática tal como foi posta naquele contexto e como se apresenta nos desafios atuais. Palavras-chave: memória; docência; formação de professores. Abstract This article searches for conceptions on teaching and education in articles published by Inep magazine in the 60s decade. This movement had as perspective to apprehend some flashes from the past, flashes of dangerous moments, dense with contradictions and possibilities for Brazilian Education. In order to that, we deeply focused into the study of articles that are related to those issues, so that, in a next step, being able to analyze the relations of the problem as it was placed at that context and how they are presented in today challenges. Keywords: memory; teaching.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2001
Cómo citar
BRAGANÇA, I. Algumas imagens sobre docência e formação na década de 60: revisitando a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dic. 2001.
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.