Produção e utilização de indicadores educacionais: metodologia de cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica
Resumen
Traz a lume a correção do modelo de fluxo escolar para o sistema educacional brasileiro. Discute os conceitos e as formas de verificar a consistência do modelo e mostra a utilização equivocada de conceitos educacionais. Tem sido utilizado pelo Inep, desde seu lançamento, em 1994, e subsidiado o cálculo das taxas de transição de fluxo escolar para o Brasil e unidades da Federação. Palavras-chave: fluxo escolar; taxas de transição; censo escolar; indicadores educacionais; educação básica. Abstract This work points out the correction of the model of school flow for the Brazilian educational system, it discusses concepts and forms of verifying the consistence of the model and it shows the mistaken use of educational concepts. The model has been used by Inep, since its release in 1994, and subsidized the calculation of the rates of school flow transition for Brazil and units of the Federation. Keywords: school flow; transition rates: promotion, retention and evasion, cohort and school census.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2003
Cómo citar
KLEIN, R. Produção e utilização de indicadores educacionais: metodologia de cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 84, n. 206-07-08, 1 dic. 2003.
Sección
Estadística
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.