Produção e utilização de indicadores educacionais: metodologia de cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica
Resumo
Traz a lume a correção do modelo de fluxo escolar para o sistema educacional brasileiro. Discute os conceitos e as formas de verificar a consistência do modelo e mostra a utilização equivocada de conceitos educacionais. Tem sido utilizado pelo Inep, desde seu lançamento, em 1994, e subsidiado o cálculo das taxas de transição de fluxo escolar para o Brasil e unidades da Federação. Palavras-chave: fluxo escolar; taxas de transição; censo escolar; indicadores educacionais; educação básica. Abstract This work points out the correction of the model of school flow for the Brazilian educational system, it discusses concepts and forms of verifying the consistence of the model and it shows the mistaken use of educational concepts. The model has been used by Inep, since its release in 1994, and subsidized the calculation of the rates of school flow transition for Brazil and units of the Federation. Keywords: school flow; transition rates: promotion, retention and evasion, cohort and school census.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2003
Como Citar
KLEIN, R. Produção e utilização de indicadores educacionais: metodologia de cálculo de indicadores do fluxo escolar da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 84, n. 206-07-08, 1 dez. 2003.
Edição
Seção
Estatística
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.