Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
Resumen
Trata de uma pesquisa-ação que envolveu a formação continuada de coordenadores pedagógicos do Estado do Rio de Janeiro em 2005, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Focaliza, a partir de uma perspectiva multicultural, as formas pelas quais a construção e reconstrução identitária dos sujeitos envolvidos na referida ação foi buscada na proposta e nos materiais elaborados. Apresenta as construções discursivas sobre temas didático-pedagógico-curriculares, trabalhados na perspectiva multicultural, no âmbito dos módulos produzidos para o curso, visando contribuir para reflexões sobre possíveis traduções do multiculturalismo para propostas didáticas e curriculares concretas em ações de formação inicial e continuada de docentes. Palavras-chave: formação continuada; identidade docente; multiculturalismo; pesquisa-ação. Abstract The present article is an action research that involved continuing education of pedagogical coordinators of the state of Rio de Janeiro, developed by the Federal University of Rio de Janeiro and the Rio de Janeiro Secretariat of Education. It focuses the ways by which construction and reconstruction of pedagogical coordinators’ permeated the discourses within the referred program and its related materials, based on a multicultural perspective. It presents the discursive constructions on curricular, pedagogical and didactic themes of the program within the modules produced for the course, aiming at contributing for reflections about possible translations of multiculturalism in concrete didactic and curricular proposals within both initial and continuing teacher education. Keywords: continuing education; teacher identities; multiculturalism action research.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2006
Cómo citar
CANEN, A.; SANTOS, A. Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dic. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.