Usos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula

Resumen

Qual é o lugar das narrativas etnográficas nas salas de aula da educação básica? Em que medida a forma especializada dessa escrita pode se converter em uma ferramenta pedagógica para subsidiar o trabalho docente? Em diálogo com tais indagações, o artigo propõe três maneiras de se compreender o texto etnográfico como prática escolar direcionada a não antropólogos: a exemplar, a conceitual e a etnográfica. Trata-se, portanto, de uma proposição teórico-metodológica que objetiva ampliar os espaços de circulação das perspectivas antropológicas e das maneiras de se produzir o conhecimento com a antropologia.     

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Biografía del autor/a

Fagner Carniel, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

 Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Eliane Sebeika Rapchan, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-12-2018
Cómo citar
CARNIEL, F.; SEBEIKA RAPCHAN, E. Usos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dic. 2018.
Sección
Informes de Experiencia