A valorização do magistério como uma dimensão da qualidade da educação: uma mirada sobre o debate sindical

Palavras-chave: política educacional; valorização docente; sindicalismo docente.

Resumo

A definição da valorização docente como princípio constitucional pode ser considerada uma conquista do movimento sindical docente e, desde então, a disputa pelo conteúdo da valorização é um desafio para a política pública, a construção teórica do campo de políticas educacionais e os debates sobre a qualidade do ensino. A pauta corporativa e classista, que está na gênese do movimento sindical, impõe desafios à forma de tematizar as políticas de valorização e as discussões sobre qualidade. Para olhar esse fenômeno, o presente artigo apresenta uma análise documental das posições da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) expressas nas resoluções dos Congressos de 1991 e 2017. A partir das discussões sobre a ambiguidade entre profissionalização, proletarização e semiprofissão, conclui-se que o debate sindical reorganiza a disputa ao redor das políticas de valorização como uma dimensão da qualidade da educação e impõe novos debates ao campo científico.

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Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua no Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais e está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em Políticas Educacionais.

andreabg@ufpr.br

Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, é professor associado no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do qual também é diretor. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sindicalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo docente na educação básica, trabalho docente e política educacional, movimento dos trabalhadores e sociologia do trabalho. logia do trabalho.

ferrazmarcos@uol.com.br

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Publicado
14-01-2021
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?