Qualidade da educação e formação docente no estado do Acre: uma análise do período 1990-2010

  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Ednaceli Abreu Damasceno Universidade Federal do Acre (Ufac)
Palavras-chave: contexto amazônico; formação docente; qualidade da educação.

Resumo

A análise das políticas de formação implantadas no estado do Acre, do final da década de 1990 até o ano de 2010, tem como objetivo analisar o contexto, os propósitos e as finalidades dessas ações e seus efeitos na qualidade da educação básica. Apresentam-se dados da rede pública de ensino estadual que denotam os investimentos feitos. A abordagem metodológica inclui cotejamento de textos legais, levantamento analítico de programas e políticas de formação, além de indicadores quantitativos da educação básica. Conclui-se que alguns fatores, como a política de formação de professores em nível superior e a reestruturação do trabalho docente, contribuíram significativamente para superar os indicadores críticos de qualidade da educação no estado, alcançando e/ou ultrapassando as metas projetadas pelo sistema nacional de avaliação.

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Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutor pelo Programa de Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará (UFPA), é professor titular do Centro de Educação, Letras e Artes e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Doutorado em Rede/ Educanorte da UFPA.

markassen@yahoo.com.br

Ednaceli Abreu Damasceno , Universidade Federal do Acre (Ufac)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora adjunta na Universidade Federal do Acre (Ufac) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade.

ednaceli@yahoo.com.br

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Publicado
14-01-2021
Seção
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