Museu: espaço dialógico de formação
Resumo
Artigo original que contextualiza a produção acadêmica na área da educação em museus referente à formação de pessoas nesses espaços. O diálogo entre situações vivenciadas no setor educativo de um museu de arte contemporânea, cujo foco é a formação do sujeito visitante em processo de fruição, evidencia a complexa relação entre os museus e os sujeitos que se formam em seus espaços. A temática é abordada por meio de conceitos sobre o diálogo, do filósofo russo Mikhail Bakhtin, que propiciam compreensões acerca dos diversos elementos que contribuem para os processos formativos serem possíveis e se configurarem em eventos únicos. Desde o momento em que a obra é selecionada, a elaboração de uma ação educativa perpassa a dimensão dialógica e envolve a(o) artista, as pessoas da montagem, a equipe do setor educativo e os visitantes. Parte desses diálogos são anotados em textos de campo, dos quais surge uma fundamentação metodológica para a formação da própria equipe. O registro de uma ação educativa dialógica em uma exposição compõe uma seção do artigo.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
CARVALHO, C.; GEWERC, M. A potencialidade dos museus de artes na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 69, p. 539-563, abr./jun. 2021.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250 p.
CORSINO, P. Entre ciência, arte e vida: a didática como ato responsivo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 399-419, abr./jun. 2015.
DENTRO de cada um. Compositores: Pedro Loureiro e Luciano Mello. Intérprete: Elza Soares. [S. l., 2018]. Faixa musical do canal da cantora no YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Ikk4UE0Vbk. Acesso em: 13 dez. 2022.
EXPOSIÇÃO Obscura, de Nivalda Assunção. 2019. Fotografia da arte Caixa de Pandora... Armário de Nivalda, feita por Douglas de Paula. Uberlândia, 29 mar. 2019a. Instagram: @muna.ufu. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvnASkkF-5l/. Acesso em: 13 dez. 2022.
EXPOSIÇÃO Obscura, de Nivalda Assunção. 2019. Fotografia da arte Caminhos e obstáculos, feita por Douglas de Paula. Uberlândia, 29 mar. 2019b. Instagram: @muna.ufu. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BvnCV5ilbMS/. Acesso em: 13 dez. 2022.
GOMES, C. R. A. S. Do “fato museal” ao gesto museológico: uma reflexão. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Museologia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
IAVELBERG, R. O museu como lugar de formação. In: ARANHA, C. S. G.; CANTON, K. (Org.). Espaços da mediação: a arte e seus públicos. São Paulo: MAC/USP, 2013. p. 199-214.
KRISTINSDÓTTIR, A. Toward sustainable museum education practices: confronting challenges and uncertainties. Museum Management and Curatorship, [S. l.], v. 32, n. 5, p. 424-439, 2017.
LOUREIRO, P.; MELLO, L. Dentro de cada um. Intérpretes: Elza Soares e Bloco Afro Ilú Obá De Min. In: SOARES, Elza. Deus é mulher. 2018. CD digital.
NUZZACI, A. General education and museum education: between singularity and plurality. Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 17, n. 1, p. 65-75, Nov. 2006.
OLIVEIRA, M. G. M. Museus e escolas: os serviços educativos dos museus de arte moderna e contemporânea, um novo modo de comunicação e formação. 2011. 614 f. Tese (Doutorado em História da Arte) – Universidade de Évora, Évora, 2011.
PINHEIRO, M.; LEITÃO, S. Bakhtin e a “vida dos outros”. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 87-110, mar. 2010.
PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. A.; SIMAS, V. F. Fontes de informações, registros investigativos e modos de produção de conhecimentos: uma compreensão da pesquisa narrativa articulada em três dimensões. Revista de Educación, Mar del Plata, v. 13, n. 25.1, p. 101-118, 2022.
SERODIO, L. A.; PRADO, G. V. T. Escrita-evento na radicalidade da pesquisa narrativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, e150044, 2017.
VOLOSHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. M. Discurso na vida e na arte: sobre a poética sociológica. Tradução feita a partir da inglesa por Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza, [S.l., s.d.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6363517/mod_resource/content/1/VOLOSHINOV%2C%20V.%3B%20BAKHTIN%2C%20M.%20Discurso%20na%20vida%20e%20discurso%20na%20arte.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
ZOPPI-FONTANA, M. G. O outro da personagem: enunciação, exterioridade e discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 108-118.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.