Quality in/of education: teacher narratives on teacher work

  • Maria Alfredo Moreira Universidade do Minho (UMinho, Portugal)
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0003-1478-411X
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Keywords: educational inclusion; phenomenological approach; professional development; teacher social commitment.

Abstract

This research article analyses texts by 42 teachers in graduate, postgraduate and outreach education programs, in order to identify within their narratives that which they report as quality in/of education, in two national contexts: Portugal and Brazil. The prevailing narratives are confronted with the discussion of the concept of quality in/of education associated with processes of individual and collective transformation that aim at the development of democratic and equitable practices in school, within teaching work and in society. The teachers’ narratives show how the quality of/in education associates with teacher work to fight for social justice, when it seeks to value and observe the diversity and inclusion of all. It shows, still, how this work challenges the historical and structural forces that condition the transformation of education, seeking the democratic means that school education must pursue.

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Author Biographies

Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho (UMinho, Portugal)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal, é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atua nas áreas da Formação de Professores (Supervisão Pedagógica, Narrativas Profissionais, Justiça Social) e Educação em Línguas Estrangeiras. Foi investigadora visitante na Universidade de Washington (EUA) e na Universidade de Cádiz (Espanha) e professora visitante na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em várias universidades europeias, nas quais desenvolveu atividade de ensino e de investigação centrada nas narrativas profissionais, formação de professores para a justiça social, insucesso escolar e investigação-ação crítica.

malfredo@ie.uminho.pt

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas dessa universidade. Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas de professores e aprendizagem profissional da docência.

rosa@ufscar.br

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutoramento na Universidade do Minho, Portugal, é docente do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com atuação na graduação e pós-graduação (Especialização e Mestrado), membro do colegiado do curso de Pedagogia presencial e a distância, e, também, é membro da equipe do Programa Formação Continuada de Professores (Proford/Prograd/Progep/UFAL) na área Docência Universitária/TDIC. Colabora com o Centro para a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da Universidade do Minho, Portugal.

maria.viana@cedu.ufal.br

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Published
14-01-2021
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