Calidad de la/en la educación: narrativas de profesoras sobre el trabajo docente

  • Maria Alfredo Moreira Universidade do Minho (UMinho, Portugal)
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0003-1478-411X
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Palabras clave: compromiso social del profesor; desarrollo profesional; enfoque fenomenológico; inclusión educativa.

Resumen

Este artículo analiza textos escritos por 42 profesoras en contextos de graduación, posgrado y extensión, con el objetivo de identificar concepciones de calidad de la/en la educación presentes en sus narrativas, producidas en Portugal y en Brasil. Confrontamos las narrativas dominantes con la discusión del concepto de calidad de la/en la educación juntamente con procesos de transformación individual y colectiva que apuntan al desarrollo de prácticas democráticas y equitativas en la escuela, en el trabajo docente y en la sociedad. Las narrativas de las profesoras muestran cómo la calidad de la/en la educación se asocia al trabajo docente como una lucha por la justicia social, cuando busca valorar y atender a la diversidad y a la inclusión de todos. También muestran cómo este trabajo desafía las fuerzas históricas y estructurales que condicionan la transformación de la educación, buscando los fines democráticos que la educación escolar debe perseguir.

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Biografía del autor/a

Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho (UMinho, Portugal)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal, é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atua nas áreas da Formação de Professores (Supervisão Pedagógica, Narrativas Profissionais, Justiça Social) e Educação em Línguas Estrangeiras. Foi investigadora visitante na Universidade de Washington (EUA) e na Universidade de Cádiz (Espanha) e professora visitante na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em várias universidades europeias, nas quais desenvolveu atividade de ensino e de investigação centrada nas narrativas profissionais, formação de professores para a justiça social, insucesso escolar e investigação-ação crítica.

malfredo@ie.uminho.pt

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas dessa universidade. Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: Teorias e Práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas de professores e aprendizagem profissional da docência.

rosa@ufscar.br

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutoramento na Universidade do Minho, Portugal, é docente do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com atuação na graduação e pós-graduação (Especialização e Mestrado), membro do colegiado do curso de Pedagogia presencial e a distância, e, também, é membro da equipe do Programa Formação Continuada de Professores (Proford/Prograd/Progep/UFAL) na área Docência Universitária/TDIC. Colabora com o Centro para a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da Universidade do Minho, Portugal.

maria.viana@cedu.ufal.br

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Publicado
14-01-2021
Sección
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