Colaboración, educación y cultura digital: experiencias en escuelas primarias de la ciudad de Buenos Aires
Resumo
Três experiências baseadas na colaboração, em escolas primárias beneficiadas pelo Plano Sarmiento BA, o programa um a um da cidade de Buenos Aires, são analisadas à luz do paradigma da cultura digital. Tomando-se a colaboração como um de seus valores fundamentais, questiona-se o benefício dessa cultura para a construção de conhecimento e para a promoção da qualidade educativa. Após examinar como a colaboração se integra nas atividades de ensino e aprendizagem, em projetos que incluem recursos e práticas próprias da cultura digital – por meio de informações quantitativas e qualitativas, que incluem depoimentos de docentes e alunos –, conclui que a colaboração enriquece a aprendizagem e impulsiona a
qualidade educacional, ao mesmo tempo que fortalece o aluno como criador e produtor de conhecimento, em um marco de diversidade.
Downloads
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.










