Ensino de Sociologia na educação básica: expansão, retrocessos e perspectivas

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Ciências Sociais; ensino de Sociologia; formação de professores

Resumo

O ensino de Sociologia é uma área que tem se expandido recentemente, principalmente entre 2008 e 2017, período no qual essa ciência permaneceu como disciplina obrigatória no ensino médio brasileiro. Em um curto espaço de tempo, ocorreram transformações relevantes na área que redimensionaram a formação inicial e continuada de professores e lançaram novos desafios políticos, institucionais e pedagógicos para a Sociologia. Neste artigo, realiza-se uma breve revisão dos principais acontecimentos na área em período recente, buscando analisar as perspectivas futuras para esta.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio pós-doutoral em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação e integra a Câmara de Pós-Graduação da UFSC.

amurabi1986@gmail.com

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Publicado
24-09-2021
Seção
Enfoque - Qual é a questão?