Apresentação
Resumen
Reconhecido em convenções e acordos internacionais, o direito de todos à educação está formalmente garantido na legislação de praticamente todos os países na atualidade, o que permite que, em casos de violação, ele seja exigido pelos cidadãos junto às instituições dos sistemas político e jurídico. Essa prerrogativa é necessária, pois a declaração formal do direito não assegura linearmente sua vigência, sobretudo em sociedades desiguais em que determinados grupos estão sujeitos a discriminações, o que faz com que na inscrição dos direitos nas leis resida sempre uma dimensão de luta por igualdade e justiça (CURY, 2002, p. 247). A exigência dos direitos, por sua vez, requer a consciência dos titulares, o que implica a educação para a cidadania, necessária tanto no que se refere aos direitos universais quanto aos direitos diferenciados de grupos minoritários.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
20-12-2018
Cómo citar
CIENTÍFICA, E. Apresentação. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dic. 2018.
Número
Sección
Presentación
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.