Apresentação
Resumo
Reconhecido em convenções e acordos internacionais, o direito de todos à educação está formalmente garantido na legislação de praticamente todos os países na atualidade, o que permite que, em casos de violação, ele seja exigido pelos cidadãos junto às instituições dos sistemas político e jurídico. Essa prerrogativa é necessária, pois a declaração formal do direito não assegura linearmente sua vigência, sobretudo em sociedades desiguais em que determinados grupos estão sujeitos a discriminações, o que faz com que na inscrição dos direitos nas leis resida sempre uma dimensão de luta por igualdade e justiça (CURY, 2002, p. 247). A exigência dos direitos, por sua vez, requer a consciência dos titulares, o que implica a educação para a cidadania, necessária tanto no que se refere aos direitos universais quanto aos direitos diferenciados de grupos minoritários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
20-12-2018
Como Citar
CIENTÍFICA, E. Apresentação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dez. 2018.
Edição
Seção
Apresentação
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.